20/05/2024
conduítes

Conduítes - Leia o conteúdo completo para conhecer dicas e saber mais como distribui-los corretamente em uma obra ou reforma de casa.

No conteúdo de hoje, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre a distribuição dos conduítes. Além disso, vamos disponibilizar uma série de dicas sobre este passo que é importantíssimo na construção de uma casa. 

Mas olha, se você tem dúvidas sobre o assunto e precisa de uma orientação para a sua construção, procure um eletricista profissional para te ajudar! Este profissional é indispensável para o sucesso da obra, ok? 

Então, vamos ao que interessa? Como distribuir corretamente os conduítes? Não perca tempo e aprenda agora mesmo! 

Como faz a distribuição de Conduítes? 

A instalação dos conduítes é uma das tarefas mais vitais da instalação elétrica. Isso porque, eles são responsáveis por conduzir os cabos que fornecem energia a todos os pontos da residência. 

Desse modo, a norma regulamentadora NBR 5410 aborda diversos itens que devemos considerar tanto na seleção quanto na instalação dos conduítes. Vamos destacar alguns dos mais relevantes.

  • É proibido usar produtos que não são especificamente designados e vendidos como conduítes.
  • É preciso garantir que os conduítes não propaguem chamas.
  • Os conduítes para instalações embutidas devem ser capazes de resistir aos esforços de deformação típicos da construção.

Além disso, existem diferentes tipos de conduítes para diferentes locais, como paredes, lajes e pisos. Para cada aplicação, é vital escolher o conduíte certo.

Como escolher o conduíte correto? 

A dica mais importante é tentar evitar usar conduítes menores que 3/4 polegadas, mesmo que o projeto indique que essa medida é suficiente. Ou seja, conduítes mais finos podem complicar a instalação dos cabos.

Sendo assim, quando planejamos a distribuição dos conduítes, começamos pelo quadro de distribuição. Daí, movemos para os pontos específicos de alimentação, como chuveiros e pontos de luz.

A orientação é sempre conectar as caixas de luz superiores e, em seguida, mover para as caixas de parede, interconectando-as conforme necessário. Isso porque, esta abordagem otimiza a quantidade de cabos necessários e facilita o processo de instalação.

PASSO A PASSO de como instalar conduítes? 

Vamos ao nosso passo a passo, para que você possa entender a instalação dos conduítes.

Primeira Lâmpada e Interligações 

Este aqui é o primeiro conduíte que leva à lâmpada, conectado a essa caixinha. Desse modo, interliguei esse conduíte com outro que seguia para aquela outra caixinha. 

Dessa conexão para outra, vou posicionar mais um conduíte, que agora serve como garantia. Assim, caso haja algum imprevisto, temos um recurso. Aqui vai ter mais um conduíte levando a outra lâmpada.

Alimentação e Interconexões

O primeiro conduíte é para a lâmpada. Portanto, o que é esse segundo conduíte? 

Este segundo é para a alimentação. Sendo assim, vou passar o conduíte por aqui e, deste ponto, ele vai conduzir até aquela lâmpada lá. Ele desce para uma lâmpada ali, tendo que fazer um ajuste por conta de sua posição. 

Além disso, o conduíte que vem para cá, vou posicionar até e esse terceiro conduíte vai direto, sem problemas caso cruze com outros conduítes abaixo. Ou seja, ele segue direto para aquela lâmpada e, de lá, retorna por outro conduíte. 

Aqui, temos um conduíte que leva à lâmpada da lavanderia. Já este, é um quartinho de ferramenta. Portanto,  o conduíte que leva à lâmpada de fora, ali, se conectará a outra lâmpada de fora. 

Desse modo, não haverá conduíte para tomadas neste quartinho de ferramentas, pois só quero uma lâmpada ali. Porém, coloquei conduítes para tomadas na lavanderia. O terceiro conduíte vai naquela direção, passando também pelos condutores que vão ligar à tomada, descendo depois para a lavanderia.

Padrão de Energia 

Aqui temos o conduíte para a entrada do padrão de energia que seguirá por este trajeto. Devido à sua robustez, ele será direcionado por aqui, entrando por aquela área e descendo ao lado de outro tubo. 

Sendo assim, considerando apenas uma lâmpada nesse trecho, o conduíte será mais fino. Ou seja, permitirá a sua passagem sem contratempos.

Condutores e Ligações 

Para elucidar, este conduíte é o que sai da rua em direção àquela caixa de junção. Sendo assim, ele segue repleto de interconexões, originando-se da lâmpada, passando por aqui e se direcionando para lá. 

Aqui, o conduíte desce conectando-se às lâmpadas e, ali, outro sobe. Ou seja, temos um conduíte com fios de 4 milímetros e outro de 2,5 milímetros que sobe por aqui. Esse trecho terá um conduíte para lâmpada e outros para as tomadas. 

Aqui, os conduítes serão de 10 milímetros de espessura, descendo e subindo com um de 2,5 milímetros para distribuir energia para as lâmpadas. Por precaução, certas áreas com conduítes para lâmpadas não terão conexões. 

Portanto, a função do conduíte que desce aqui é ligar-se às lâmpadas. No caso do outro conduíte, proveniente da outra entrada, também servirá para lâmpada. No interior daquele compartimento, conduítes de diferentes espessuras subirão, uns destinados a tomadas e outros às lâmpadas.

Conclusão 

Portanto, ao instalar conduítes, também é útil pensar na divisão de circuitos. Em uma casa 3D, por exemplo, usamos um conduíte separado para a cozinha e agrupamos as tomadas em outros circuitos. 

Desse modo, podemos dizer que essa abordagem é correta e economiza em cabos, desde que todos estejam no mesmo circuito.

E aí, você já estava ciente dessas dicas para a instalação de conduítes? Gostou do nosso passo a passo? Esperamos que sim! 

Para aprender mais sobre as dicas de manutenção elétrica da sua casa ou futura residência, continue nos acompanhando por aqui!