19/05/2024
Desenvolvendo habilidades no autismo e musicoterapia

Musicoterapia e o autismo, o que significa essa junção afinal? Essa prática possui evidências reais ou é apenas uma brincadeira com música? Quem são os profissionais que a executam, e como ela beneficia pessoas com autismo? Estas são perguntas intrigantes que buscarei responder de maneira esclarecedora. A musicoterapia é um tema que merece nossa atenção e um campo de prática que precisa ser mais explorado e incorporado em nossas abordagens terapêuticas, sobretudo nos casos de neuroatipicidade, como é o caso de pacientes do espectro autista.

O que é Musicoterapia?

A musicoterapia é uma disciplina séria que visa atingir objetivos terapêuticos específicos por meio da música. No entanto, é fundamental esclarecer que ela difere significativamente da educação musical. Embora a educação musical busque ensinar competências musicais, a musicoterapia está centrada em atender necessidades terapêuticas individuais. Logo, a compreensão clara dessas distinções é crucial.

A educação musical é vital e não deve ser subestimada, mas quando se trata de lidar com desafios terapêuticos, a musicoterapia surge como uma ferramenta valiosa. Portanto, ela se destaca na melhoria da comunicação, habilidades sociais, prontidão escolar, comportamento adaptativo e desenvolvimento motor, especialmente em crianças de zero a 14 anos.

No caso de pacientes com autismo, a educação musical desempenha um papel importante no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas em indivíduos com autismo.  Sendo assim, a abordagem adaptativa da educação musical proporciona uma experiência inclusiva, promovendo a expressão criativa e contribuindo para a integração social.

Musicoterapia e autismo: Importância da formação dos educadores 

Para compreender a verdadeira essência da musicoterapia, é necessário reconhecer a seriedade de sua formação profissional. Os musicoterapeutas passam por treinamento rigoroso, incluindo estágios e diretrizes específicas para garantir que estejam qualificados para realizar avaliações precisas e oferecer intervenções adequadas.

A União Brasileira de Musicoterapeutas desempenha um papel crucial na promoção dos padrões de excelência na prática da musicoterapia. Esta instituição reúne profissionais comprometidos que seguem diretrizes específicas para garantir a qualidade e a eficácia da intervenção.

 A Musicoterapia como Prática Baseada em Evidências 

Antes de tudo, é importante destacar que a musicoterapia é respaldada por uma extensa base de pesquisa científica, com revisões sistemáticas, como a do National Creamhouse, destacando suas evidências. A tabela NCAPE revela que a musicoterapia é eficaz em diversas áreas, abrangendo idades específicas, desde aprimorar a comunicação até trabalhar comportamentos desafiadores.

Essa prática é reconhecida internacionalmente, e o Brasil se destaca com excelentes profissionais e pesquisadores no campo da musicoterapia. Nomes como Viviane Louro, Gustavo Gatino e Taciane Inclusive demonstram o comprometimento e a qualidade dessa abordagem no contexto brasileiro.

 

Menina pratica musicoterapia

O Direito à Musicoterapia: Reconhecimento Jurídico e Acesso Ampliado

Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça reconheceu o direito das pessoas com autismo à intervenção em musicoterapia quando prescrita por profissionais adequados. Esse avanço jurídico destaca a importância crescente dessa prática na abordagem terapêutica, e dessa forma, representa um passo significativo para ampliar o acesso dos indivíduos com autismo à musicoterapia.

Além disso, a decisão respalda o direito dos indivíduos com autismo a receberem intervenções baseadas em evidências, contribuindo assim para uma abordagem mais abrangente e inclusiva no cuidado e suporte a essa comunidade.

A decisão judicial também reforça a necessidade de conscientização sobre os benefícios da musicoterapia, incentivando a sua incorporação em programas de intervenção, do mesmo modo que amplia as oportunidades para que mais pessoas com autismo possam se beneficiar dessas práticas terapêuticas.

Musicoterapia e Autismo: Apelo à Conscientização

Em síntese, a musicoterapia é uma prática séria, ou seja, respaldada por evidências científicas, que desempenha um papel crucial na melhoria de diversas áreas terapêuticas. Reconhecer sua importância, compartilhar conhecimento e promover a conscientização são passos essenciais para ampliar o acesso e integrar efetivamente a musicoterapia nas abordagens terapêuticas multidisciplinares.

Principais benefícios da Musicoterapia para autistas

Paciente autista em sessão de musicoterapia

  1. Melhoria na Comunicação:

    • A musicoterapia pode aprimorar as habilidades de comunicação, tanto verbal quanto não verbal. A música fornece uma forma alternativa de expressão, permitindo que os indivíduos se comuniquem de maneira mais eficaz.
  2. Estímulo Sensorial:

    • A música é rica em estímulos sensoriais, e a musicoterapia pode ser adaptada para atender às necessidades sensoriais específicas de cada pessoa com autismo. Isso pode incluir a manipulação de diferentes instrumentos musicais, bem como texturas sonoras e ritmos.
  3. Desenvolvimento Social:

    • Participar de sessões de musicoterapia em grupo oferece oportunidades valiosas para desenvolver habilidades sociais. Desse modo, A colaboração musical promove interações positivas, melhorando o entendimento das nuances sociais.
  4. Regulação Emocional:

    • A música tem o poder de influenciar o estado emocional. Sendo assim, a musicoterapia pode ajudar na regulação emocional, proporcionando um meio seguro para expressar emoções e aprender a lidar com diferentes estados de espírito.
  5. Estímulo Cognitivo:

    • A participação em atividades musicais envolventes pode estimular o desenvolvimento cognitivo. A memorização de letras, bem como de melodias e ritmos contribui para o aprimoramento da memória e do processamento cognitivo.
  6. Foco e Atenção:

    • A musicoterapia pode ajudar a melhorar o foco e a atenção em tarefas específicas por meio de sua natureza estruturada. A música envolvente pode capturar a atenção, proporcionando um ambiente propício para a aprendizagem.
  7. Expressão Criativa:

    • A musicoterapia oferece uma plataforma para a expressão criativa. Portanto, isso é particularmente benéfico para aqueles que podem ter dificuldades em expressar suas emoções ou pensamentos de maneiras convencionais.
  8. Melhoria na Integração Sensorial:

    • Para alguns autistas, a integração sensorial pode ser um desafio. Desse modo, a musicoterapia pode ser adaptada para fornecer estímulos sensoriais específicos, contribuindo para a melhoria da integração sensorial.
  9. Desenvolvimento Motor:

    • Participar de atividades musicais, como tocar instrumentos ou dançar, estimula o desenvolvimento motor. Portanto,  é crucial para melhorar a coordenação motora e a consciência corporal.
  10. Aumento da Autoestima:

    • O sucesso em atividades musicais pode aumentar a autoestima. A realização de metas musicais e a participação em apresentações, bem como outras intervenções com música, podem proporcionar um senso de conquista e pertencimento.

Em outras palavras, a musicoterapia é uma abordagem terapêutica holística e adaptável, capaz de atender às necessidades individuais de pessoas com autismo. Ela oferece uma maneira única e eficaz de promover o desenvolvimento em várias áreas, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida desses indivíduos.

Musicoterapia e Autismo: Conheça a história de Pedro

Antes de iniciar a musicoterapia, a história de Pedro, um paciente autista, era marcada por desafios significativos em sua comunicação, interação social e expressão emocional. Pedro enfrentava dificuldades em estabelecer conexões com os outros, manifestando comportamentos repetitivos e apresentando uma limitada variedade de expressões emocionais. Seu cotidiano era marcado por desafios na compreensão do ambiente ao seu redor e na participação em atividades sociais.

Após iniciar as sessões de musicoterapia, houve uma transformação notável em Pedro. A música tornou-se uma ferramenta poderosa para ele expressar suas emoções e se comunicar de maneira mais eficaz. As sessões foram estruturadas de forma a atender às necessidades específicas de Pedro, explorando instrumentos musicais, ritmos e melodias adaptadas ao seu estilo e preferências. Gradualmente, a musicoterapia permitiu que Pedro desenvolvesse habilidades sociais, como compartilhar experiências musicais com seus terapeutas e colegas.

Dessa maneira, através da musicoterapia, Pedro expandiu seu repertório emocional, utilizando a música como um meio para expressar alegria, tristeza e outras emoções complexas. Além disso, as habilidades motoras de Pedro foram aprimoradas à medida que ele interagia com os instrumentos musicais, promovendo seu desenvolvimento físico. As sessões proporcionaram a Pedro um ambiente acolhedor e inclusivo, onde ele se sentia estimulado a se expressar de maneira única.